213.136.68.210 Dica prática de como estudar com eficiência e muito mais | TetraCoach
  • Facebook clássico
  • Twitter clássico
  • Google+ clássico

Coaching Comportamental 360º TetraCoach  - Curitiba/PR - Tel 55 (41) 3308-1728  - Cel 55+ 41 99854-7535 - Todos os direitos reservados

COPYRIGHT ©2019 este site foi desenvolvido por mim mesmo. 

Dica prática de como estudar com eficiência e reter conhecimentos

Chegam algumas pessoas até a mim e perguntam qual é a melhor forma de saber mais sobre as mais diversas coisas e o que elas deveriam fazer para não esquecer aquilo que estudaram, leram ou aprenderam. Aí eu digo: seus problemas acabaram e passo essa técnica simples e fantástica (descrita abaixo) que solucionará de vez essa questão. Eu próprio encontrei nessa técnica de revisão do que eu estudo e pesquiso uma fixação muito maior dos conteúdos, tornando prático e prazeroso a retenção daquele conhecimento pretendido.

 

Ao ter contato com um conteúdo através de leituras, aulas expositivas presenciais ou pela internet, etc. fique sabendo que a fixação e retenção desse conhecimento dependerão de como, quanto e quando você deverá fazer essas revisões. Eu mesmo fazia de modo aleatório sem critérios e nem regra definida, apenas por várias repetições. O resultado era uma quantidade muito maior de vezes em que eu precisava rever o assunto para fixá-lo.Se não houver uma revisão do assunto ou conhecimento adquirido em aula expositiva ou leitura, já no dia seguinte nas primeiras 24 horas, ou seja, não ter nenhum contato, não discutir sobre o que aprendeu, nem pensar nada sobre ele, o estudante perderá de 50% a 80 % do conteúdo... Isso acontece porque o estudante se esquece mais nas próximas 24 horas da aquisição do conhecimento que ao longo de trinta dias. No final de trinta dias restarão apenas 2% a 3% dos conhecimentos adquiridos no primeiro dia...

 

Depois desses 30 dias teremos a impressão de que nunca tivemos contato com aquele assunto, devendo estudar tudo desde o início novamente.Nosso cérebro guarda informações temporariamente como o encontro no corredor com alguém, o nome dos amigos do amigo, as músicas que ouvimos no Youtube... Devem-se criar códigos de memórias importantes para mudar essa curva do esquecimento, caso contrário, toda essa informação será descartada pelo cérebro automaticamente.

 

Como criar esses códigos de memórias importantes?

 

A cada revisão faz-se novos códigos de memória fixando cada vez mais a informação.

 

Para cada 1 hora de leitura faça uma revisão de 10 minutos. Deve ser feita nas primeiras 24 horas após a aquisição do conhecimento, período em que ocorre a maior parte da retenção ou esquecimento da aquisição do conhecimento. Essa revisão será o suficiente para aprender toda a informação dada em sala de aula ou outra modalidade de estudos.Uma semana depois para cada hora de aula expositiva ou lida, você precisará apenas de 5 minutos para reativar o mesmo material na memória, elevando a curva de aprendizagem para 100% mais uma vez de capacidade de memorizar o conteúdo.Após 30 dias você precisará de 2 a 4 minutos para revisão e manter novamente os 100% da curva de aprendizagem sobre o assunto pretendido.

 

A mente só aprende por repetição e essa é uma maneira que os pesquisadores encontraram mais eficiência para retenção do conhecimento adquirido.

 

Texto de Adriano Lachovski – Master Coach Sênior – www.tetracoach.com.br - Baseado nas informações contidas no livro Mentes Brilhantes de Alberto Dell'isola.